terça-feira, 13 de março de 2007

O contraste


Ao olharmos essa imagem, logo pensamos em se tratar de uma montagem. Montagem? Criamos cenários sombrios e sangrentos para elucidar uma guerra. Em nossas mentes surgem ambientes tristes e hostis. Imaginar um conversível em tal lugar seria uma ironia. E como estamos na era digital podemos observar a ilustração e dizer que foi obra de um designer com seus softwares miraculosos. Entretanto, essa foto representa o contraste e a realidade social que há no Líbano.
O fotógrafo Spencer Platt foi o autor da obra. A foto foi a vencedora do prêmio World Press Organization, sendo eleita a melhor de 2006. Mas, os embaraços causados aos "modelos" da fotografia repercutem até o terceiro mês de 2007. Taxados de provocadores, insensíveis, entre outros adjetivos, foram pegos de surpresa com a notícia do "estrelato" repentino. Ao contrário do que fora noticiado os ocupantes do carro residem em um subúrbio da cidade. Por causa da alta temperatura e como eram cinco pessoas resolveram abrir a capota do conversível. Bissan, a mulher com o lenço no nariz, não fazia alusão ao odor do local, apenas estaria resfriada. "No começo todo mundo disse: devem ser aquelas libaneses ricos e chiques visitando o bairro pobre como se fosse uma atração turística", diz Bissan. "Mas isso não é verdade de forma alguma." ( fonte G1)
Algumas nações tentam explicar o motivo da guerra quando não há o que entender. Acreditam em ideais e não procuram a paz. Será que um Deus estaria disposto a travar uma batalha sem limites entre irmãos? Atena Deusa da guerra, utilizava as suas habilidades para proteger a sua cidade e era mais conhecida como a Deusa da sabedoria e das artes. A filha de Zeus ensina aos guerreiros contemporâneos que para se proteger de uma arma, a recíproca não precisa ser verdadeira. Em Beirute enquanto bairros viram pó os ricos assistem de camarote a destruição. Qual o benefício de uma guerra? Sou míope! Alguém consegue enxergar?

6 comentários:

Unknown disse...

Di, cada dia q passa fica mais interessante o blog viu!!!
Daqui a pouco ta escrevendo um livro, AÊ rs...
O texto ta excelente, a forma que vc se expressa e desenvolve ta muito legal!!!
Falar de desigualdade parece ser uma coisa facíl e comum, mas na realidade a gente sabe que não é, até pq nós pobres mortais nem sabemos ao certo de que lado estamos!!!
É vamos lutar sempre, mas por um mundo sem armas, sem guerras e sem sofrimento...
To feliz viu, por vc!!!
Bjus

Anônimo disse...

E o orgulho de ser sua amiga só faz crescer.
Quando o livro chegar que será logo em breve, serei a primeira a comprar ( melhor ganhar).
Te adoro! sou a presidente do seu fã clube.kkk
Muito séria a foto e o texto. As pessoas na antiguidade atacavam p se proteger e hoje nos protegemos contra os ataques.
E esse são por causas pequenas e banais.

Anônimo disse...

Oi! cada dia vc que passa vc me surpreende mais.
O texto esta ótimo.
O tema foi muito bem escolhido as pessoas precisam de gente como vc
que dê um catucada nelas.
Va em frente não desista nunca de seus sonhos e de suas metas por mais dificil que as coisas fiquem.
bjinhos.

Unknown disse...

Amei o seu comentário, a sua visão, tudo.
Está se transformando em um crítico muito bom, bjossss e desejo mais e mais iluminações pra vc
te adoro meu irmão emprestado
bjosss!!!!

Anônimo disse...

Rpz... d+ o seu blog. Gostei mto! Nunca pensei que vc fosse tão lalentoso hehehehehehe Mentira, sempre soube que vc era extremamente inteligente. Continue assim! Te Adoro! bjossss

Anônimo disse...

Muito bom o texto!
Interessante esse seu post!
Aliás, muito bom que tenha essa paixão pela redação. Sabia q escrevia bem, agora fico feliz de saber que exercita isso.
Parabéns!